O "Bereshit" (No Principio...) eh o inicio da Biblia e nos mostra como Deus organizou o mundo metafisicamente, em sua totalidade e forma.
Em hebraico, o verbo "bara" expressa a ação criadora de Deus, com um poder de criação tão grande, que atinge o inatingível, sob o aspecto humano.
A narrativa da criação nao eh um tratado cientifico, mas um relato que tem a pretensão de oferecer uma visão completa e abrangente da origem dos seres, segundo um plano refletido.
Esta e outras narrativas foram escrita por sacerdotes, no tempo do exílio na Babilônia, entre os anos 586-538 a.C., quando a tradição oral (Mishnah) abre espaço para a compilação dessas narrativas, originando o Talmud Babilônico, com um caráter de profunda reflexão religiosa.
O local onde a História da Salvação teve o seu inicio, fora designado como Paraiso, geograficamente localizado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, na Antiga Mesopotamia, atualmente território do Iraque.
Ali, Deus firmou a sua primeira aliança de Fe com a humanidade, a qual foi rompida pela transgressao de Adão e Eva.
Atraves dessa narrativa alegórica, o autor nos leva aa reflexão do processo humano: a atracão pelo fruto proibido, que muitas vezes leva aa transgressao.
Deve-se notar que tal perspectiva eh recorrente e atualizada para o presente, onde a desordem desestabiliza a harmonia da criação, em todos os sentidos.
Considero esse verbo "bara" tão profundo, nos leva a meditar a grandeza e o amor desse Senhor tão maravilhoso...
ResponderExcluirTais, a dimensão de Deus eh tão grande e imensurável, que o verbo "bara" eh representado no idioma hebraico pela letra "Bet", uma letra aberta da direita para a esquerda, com um principio e voltada para o infinito.
ResponderExcluir