quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Noviciado Arca da Aliança: ENTREVISTA COM IR. ÉLIO PASSETO, NDS
Noviciado Arca da Aliança: ENTREVISTA COM IR. ÉLIO PASSETO, NDS: Veja a entrevista que fizemos com o Ir. Élio Passeto por ocasião da sua vinda ao Brasil neste mês. Ele fala sobre as atividades de Sion em J...
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
O Mar sob os nossos pés
Ao caminhar à noite pelas águas normas do Mar Mediterrâneo, na cidade de Tel Aviv, notei o quanto eu estava tão longe da minha casa, mas ao mesmo tempo, tão próxima de mim!!!
Nunca estive tanto tempo comigo mesma, para relembrar o passado, olhar o futuro e viver plenamente o presente!
Nunca estive tanto tempo comigo mesma, para relembrar o passado, olhar o futuro e viver plenamente o presente!
terça-feira, 30 de agosto de 2011
No Principio ...
O "Bereshit" (No Principio...) eh o inicio da Biblia e nos mostra como Deus organizou o mundo metafisicamente, em sua totalidade e forma.
Em hebraico, o verbo "bara" expressa a ação criadora de Deus, com um poder de criação tão grande, que atinge o inatingível, sob o aspecto humano.
A narrativa da criação nao eh um tratado cientifico, mas um relato que tem a pretensão de oferecer uma visão completa e abrangente da origem dos seres, segundo um plano refletido.
Esta e outras narrativas foram escrita por sacerdotes, no tempo do exílio na Babilônia, entre os anos 586-538 a.C., quando a tradição oral (Mishnah) abre espaço para a compilação dessas narrativas, originando o Talmud Babilônico, com um caráter de profunda reflexão religiosa.
O local onde a História da Salvação teve o seu inicio, fora designado como Paraiso, geograficamente localizado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, na Antiga Mesopotamia, atualmente território do Iraque.
Ali, Deus firmou a sua primeira aliança de Fe com a humanidade, a qual foi rompida pela transgressao de Adão e Eva.
Atraves dessa narrativa alegórica, o autor nos leva aa reflexão do processo humano: a atracão pelo fruto proibido, que muitas vezes leva aa transgressao.
Deve-se notar que tal perspectiva eh recorrente e atualizada para o presente, onde a desordem desestabiliza a harmonia da criação, em todos os sentidos.
Em hebraico, o verbo "bara" expressa a ação criadora de Deus, com um poder de criação tão grande, que atinge o inatingível, sob o aspecto humano.
A narrativa da criação nao eh um tratado cientifico, mas um relato que tem a pretensão de oferecer uma visão completa e abrangente da origem dos seres, segundo um plano refletido.
Esta e outras narrativas foram escrita por sacerdotes, no tempo do exílio na Babilônia, entre os anos 586-538 a.C., quando a tradição oral (Mishnah) abre espaço para a compilação dessas narrativas, originando o Talmud Babilônico, com um caráter de profunda reflexão religiosa.
O local onde a História da Salvação teve o seu inicio, fora designado como Paraiso, geograficamente localizado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, na Antiga Mesopotamia, atualmente território do Iraque.
Ali, Deus firmou a sua primeira aliança de Fe com a humanidade, a qual foi rompida pela transgressao de Adão e Eva.
Atraves dessa narrativa alegórica, o autor nos leva aa reflexão do processo humano: a atracão pelo fruto proibido, que muitas vezes leva aa transgressao.
Deve-se notar que tal perspectiva eh recorrente e atualizada para o presente, onde a desordem desestabiliza a harmonia da criação, em todos os sentidos.
Começa a contagem regressiva.
Dia 13 de setembro de 2011 chegarei ao meu destino tão esperado: Jerusalém!
Um sonho antigo, que se torna realidade.
Mais que uma viagem de turismo e diversão, trata-se de uma viagem de estudo, de peregrinação, de renovação espiritual e de aproximação com o Sagrado.
Durante anos reuni informações sobre a história e a formação do Povo Hebreu, dentro do contexto teológico, sociológico, antropológico, econômico e cultural, desse povo escolhido por Deus, para iniciar a caminhada salvitica da humanidade, que por mais de quatro mil anos ainda percorre mundo afora, porque no meio do caminho surgiu um homem genuinamente judeu, disposto a dar tudo de si, para estender aa todas as nações, o direito de sermos Filhos do Altíssimo, mesmo que nao saibamos disso. Seu nome: Jesus de Nazaré!
Agora eh o momento do maior encontro de minha existência. Eh a hora de conhecer "in loco", tudo aquilo que aprendi, nos livros, nas aulas de teologia e de direito, na web, nas missas, com os padres, missionários, reliogiosas, leigos e leigas, amigos e amigas, que possuem em seu âmago, a certeza da continuidade dessa caminhada, pela Palavra de Deus, através de seu Filho Jesus Cristo e do exemplo de vida dos Santos e Santas da Igreja Católica Apostolica e Romana.
Nenhum projeto de vida se concretiza, sem a participação e a colaboração direta e indireta de inúmeras pessoas, que passam pelas nossas vidas.
Primeiramente, quero agradecer a Deus, por Me dar o dom da vida e Me fazer prosseguir adiante, todos os dias da minha vida.
A Nossa Senhora de Sion, a quem consagro esta viagem, para que nos guie e nos proteja!
A Jesus Cristo nosso Mestre, o qual tentamos imitar as virtudes, mas nem sempre conseguimos!
A Todos os Santos e Santas da Igreja, que nos servem de inspiração no nosso dia a dia.
A minha Mãe Delice, que Me trouxe ao mundo, pela sua coragem e exemplo de vida e que, dentre muitas outras coisas boas, Me ensinou a rezar!
Ao meu Pai Waldomiro, que sedimentou em mim o bom caráter, a honestidade, o valor do trabalho digno e honesto, o respeito ao próximo e aa dignidade humana, a coragem, os valores cristãos e o excelente habito da leitura e da pesquisa. A ti e aa Mamãe eu devo o que sou hoje!
A todas as minhas tias, por serem minhas fãs incondicionais e estarem presentes mesmo nos momentos difíceis.
A minha secretaria do lar, pela sua disponibilidade em nos ajudar!
Aos meus cães Napoleão, Petucha e Sabrina, por compartilharem as suas vidas conosco e nos ensinarem, o que eh o amor incondicional!
Ao Padre Marcelo Matias Monge, por Me dar oportunidade de ser catequista em sua paroquia.
Agradeço especialmente, ao Padre Manoel Miranda, que estará conosco nessa viagem, por ter-Me aceitado como aluna do Centro Cristão de Estudos Judaicos, a todos os Mestres e professores que nos passaram os seus conhecimentos e aos amigos e amigas que estiveram ao nosso lado.
A minha amiga Tais Salum, pela belíssima criação deste blog.
Quero registrar a aqui a minha grande admiração e respeito pelo Povo Judeu e pelo Povo Árabe, por toda contribuição que trouxeram para o conhecimento e progresso da humanidade.
E que apesar de toda animosidade existente, todos nos somos ramos da arvore nascida de Abraão e que buscamos a paz pelo mundo afora.
Encerro esta minha introdução, citando o dialogo de uma cena do filme Cruzada, em que o ferreiro Balian pergunta a Saladino: "o que eh Jerusalém?" e este lhe responde: "Nada! Tudo!"
Então, siga-nos nesta jornada ....
Um sonho antigo, que se torna realidade.
Mais que uma viagem de turismo e diversão, trata-se de uma viagem de estudo, de peregrinação, de renovação espiritual e de aproximação com o Sagrado.
Durante anos reuni informações sobre a história e a formação do Povo Hebreu, dentro do contexto teológico, sociológico, antropológico, econômico e cultural, desse povo escolhido por Deus, para iniciar a caminhada salvitica da humanidade, que por mais de quatro mil anos ainda percorre mundo afora, porque no meio do caminho surgiu um homem genuinamente judeu, disposto a dar tudo de si, para estender aa todas as nações, o direito de sermos Filhos do Altíssimo, mesmo que nao saibamos disso. Seu nome: Jesus de Nazaré!
Agora eh o momento do maior encontro de minha existência. Eh a hora de conhecer "in loco", tudo aquilo que aprendi, nos livros, nas aulas de teologia e de direito, na web, nas missas, com os padres, missionários, reliogiosas, leigos e leigas, amigos e amigas, que possuem em seu âmago, a certeza da continuidade dessa caminhada, pela Palavra de Deus, através de seu Filho Jesus Cristo e do exemplo de vida dos Santos e Santas da Igreja Católica Apostolica e Romana.
Nenhum projeto de vida se concretiza, sem a participação e a colaboração direta e indireta de inúmeras pessoas, que passam pelas nossas vidas.
Primeiramente, quero agradecer a Deus, por Me dar o dom da vida e Me fazer prosseguir adiante, todos os dias da minha vida.
A Nossa Senhora de Sion, a quem consagro esta viagem, para que nos guie e nos proteja!
A Jesus Cristo nosso Mestre, o qual tentamos imitar as virtudes, mas nem sempre conseguimos!
A Todos os Santos e Santas da Igreja, que nos servem de inspiração no nosso dia a dia.
A minha Mãe Delice, que Me trouxe ao mundo, pela sua coragem e exemplo de vida e que, dentre muitas outras coisas boas, Me ensinou a rezar!
Ao meu Pai Waldomiro, que sedimentou em mim o bom caráter, a honestidade, o valor do trabalho digno e honesto, o respeito ao próximo e aa dignidade humana, a coragem, os valores cristãos e o excelente habito da leitura e da pesquisa. A ti e aa Mamãe eu devo o que sou hoje!
A todas as minhas tias, por serem minhas fãs incondicionais e estarem presentes mesmo nos momentos difíceis.
A minha secretaria do lar, pela sua disponibilidade em nos ajudar!
Aos meus cães Napoleão, Petucha e Sabrina, por compartilharem as suas vidas conosco e nos ensinarem, o que eh o amor incondicional!
Ao Padre Marcelo Matias Monge, por Me dar oportunidade de ser catequista em sua paroquia.
Agradeço especialmente, ao Padre Manoel Miranda, que estará conosco nessa viagem, por ter-Me aceitado como aluna do Centro Cristão de Estudos Judaicos, a todos os Mestres e professores que nos passaram os seus conhecimentos e aos amigos e amigas que estiveram ao nosso lado.
A minha amiga Tais Salum, pela belíssima criação deste blog.
Quero registrar a aqui a minha grande admiração e respeito pelo Povo Judeu e pelo Povo Árabe, por toda contribuição que trouxeram para o conhecimento e progresso da humanidade.
E que apesar de toda animosidade existente, todos nos somos ramos da arvore nascida de Abraão e que buscamos a paz pelo mundo afora.
Encerro esta minha introdução, citando o dialogo de uma cena do filme Cruzada, em que o ferreiro Balian pergunta a Saladino: "o que eh Jerusalém?" e este lhe responde: "Nada! Tudo!"
Então, siga-nos nesta jornada ....
domingo, 28 de agosto de 2011
Salmo 121 (122)
1.[ Cântico das romarias. De Davi. ]
Fiquei alegre, quando me disseram: “Vamos à casa do SENHOR!”
2.E agora se detêm nossos pés às tuas portas, Jerusalém!
3.§ Jerusalém é construída como cidade sólida e compacta.
4.É para lá que sobem as tribos, as tribos do SENHOR, segundo a lei de Israel, para louvar o nome do SENHOR.
5.Pois lá estão os tribunais de justiça, os tribunais da casa de Davi.
6.§ Desejai a paz para Jerusalém: vivam em paz os que te amam;
7.Haja paz nos teus muros, segurança nos teus palácios.
8.§ Por amor a meus irmãos e a meus amigos eu direi: “Paz para ti!”
9.Por amor à casa do SENHOR, nosso Deus, te desejo a felicidade.
Assinar:
Postagens (Atom)